Qual a frequência ideal para trocarmos as toalhas do banheiro?

Cada família tem a sua periodicidade  quando o assunto é a lavagem das toalhas de banho e rosto. Em alguns lares isso acontece semanalmente, em outros quinzenalmente ou até mesmo mensalmente. Mas, afinal, qual é a maneira correta?

14

Tanto as toalhas de banho quanto as de rosto acumulam fungos, bactérias e ácaros, além de células mortas do nosso corpo e secreções salivares, urinárias e anais. As toalhas são lares perfeitos para a manutenção da vida desses seres, devido à água, à temperatura e ao oxigênio que eles encontram no tecido.

Grande parte dos micróbios não causa mal à nossa saúde, tanto que convivemos em “paz” com eles. O problema é que a toalha apresenta as condições favoráveis para a sua multiplicação: os resíduos celulares e o oxigênio são alimento para os micróbios. Juntando isso com a umidade do banheiro, eles fazem a “festa do acasalamento”.

A frequência da troca de toalhas está relacionada com a secagem entre um uso e outro. Como muitas vezes as tolhas ficam em um ambiente com pouca ventilação, ela pode ficar úmida e é aí que mora o problema.

Alguns especialistas aconselham que a troca seja feita semanalmente, para evitar o risco de infecções. Alguns aconselham que a troca seja feita com mais frequência e que cada toalha não seja usada mais do que três vezes antes de visitar a máquina de lavar.

Para não errar e pôr em risco a sua saúde, analise as condições do banheiro da sua casa, como ventilação e clima e decida se é necessário trocar uma vez por semana ou mais.

 

Fonte: www.greenme.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *