Como manter a esponja da pia sempre limpa

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores de São Paulo, a esponja de lavar louça acumula 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso, o que pode causar muitos problemas de saúde. Tomar certos cuidados com a higiene da esponja é essencial para manter a saúde da casa. Confira cinco dicas do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria:

15

1. Sempre seca: Após lavar a louça, enxágue bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, de forma que escorra os restos de água. Nunca a deixe sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água ou embaixo da pia. A dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.

2.Cuidado com sabão: 
Nunca utilize sabão líquido ou em pedra na esponja. A dica é utilizar exclusivamente detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha.

3. Fique atento às novidades: mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permitem a proliferação de bactérias.

4. Somente uma semana: Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período ela deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como para a área de serviço ou banheiro.

5. Desinfetar diariamente: É indicado desinfetar as esponjas tradicionais uma vez ao dia. O Dr. Bactéria explica três meios eficazes para fazer isto. Lave a esponja, embrulhe em um papel toalha, coloque em um pires e leve ao microondas por cerca de um a dois minutos.

 

 

Fonte: www.bonde.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *