Com que frequência é necessário trocar a roupa de cama?

Nosso corpo renova a pele o tempo todo, inclusive enquanto estamos dormindo. O problema é que as células mortas ficam nos lençóis e cobertores, e servem como alimento para micro-organismos, incluindo os ácaros que prejudicam principalmente os alérgicos. Para evitar ou amenizar estes inconvenientes é necessário tomar alguns cuidados.

Trocar roupa de cama

FRONHAS

Durante o sono, e também ao longo do dia, os travesseiros acumulam poeira e ácaros. Portanto, o recomendado é que as fronhas sejam trocadas pelo menos a cada sete dias. Quem possui alergias, como rinite e asma, deve redobrar os cuidados e realizar a troca a cada dois dias.

 

LENÇÓIS

Como vimos, os lençóis acumulam células mortas e substâncias que seu corpo libera enquanto você dorme. Portanto, troque-os pelo menos uma vez por semana para que você possa dormir em uma superfície limpa e higienizada. No verão, dê atenção extra à renovação dos lençóis. Como as temperaturas são mais altas, o corpo transpira mais durante a noite e este suor é depositado em maior quantidade na cama.

 

EDREDOM

Considerando um uso normal das peças, aconselha-se lavá-las, em média, de três em três meses. O procedimento de lavagem é normal, devemos dar mais atenção ao processo de secagem da peça.  A peça deve permanecer dois dias naquele sol escaldante e um dia na meia sombra. Na hora de guardar, é importante colocar o edredom, a colcha ou o cobertor dentro de uma fronha, nunca dentro de um saco plástico.

 

AMIGO NÚMERO 1º DO COLCHÃO E TRAVESSEIRO

O aspirador de pó é o amigo número um do colchão e do travesseiro! O fundamental é aspirá-los uma vez por semana. Essa pequena sucção acaba absorvendo os microorganismos, restos de pele, ácaros, tudo aquilo que acaba causando rinite e alergia. Quem não tem aspirador, é só sacudir bem o travesseiro e por alguns minutos.

 

CUIDADOS IMPORTANTES

  • Nunca lave um travesseiro, pois é quase impossível de secar. Travesseiro é descartável e deve ser trocado a cada dois anos.
  • Utilize protetores de colchão e travesseiro.
  • Vire o colchão de lado a cada seis meses.

 

Cuidar da higiene desses itens é cuidar da própria saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *