Como limpar a geladeira

A higienização da geladeira é, antes de uma questão de higiene, uma questão de saúde. Uma geladeira que fica muito tempo sem receber uma boa limpeza pode contaminar os alimentos e fazer mal à saúde. A limpeza interna deve ser feita a cada 15 dias, ou no máximo uma vez ao mês.
Limpar a geladeira

O primeiro passo é desligar a geladeira e tirá-la na tomada. Retire todos os alimentos, aproveitando para verificar a validade dos produtos, e guarde-os em caixas térmicas ou de isopor (de preferência com gelo) para evitar que os alimentos fiquem expostos à temperatura ambiente por muito tempo. Retire as gavetas e prateleiras da geladeira e utilize uma esponja macia com duas gotas do detergente concentrado churrasco para higienizá-las. Molhe uma esponja macia ou um pano na mistura de 2 litros de água morna com 4 gotas do detergente concentrado churrasco e vá passando por toda a geladeira, na porta e  inclusive na borrachinha que veda a geladeira, afinal ali podem se concentrar muitas bactérias. Ao final desse processo, passe um pano seco por todo o interior do eletro, ligue-o e guarde os alimentos novamente.

Uma dica legal para manter a geladeira limpinha por mais tempo é lavar as embalagens com água e detergente neutro, antes de armazená-las na geladeira. Isso evitará que a sujeira proveniente da distribuição e venda desses produtos, no comércio, seja fonte de contaminação. A única exceção são frutas, legumes e verduras, cuja higienização deve ser feita imediatamente antes do consumo, pois a umidade ocasiona a deterioração mais rápida e diminui o tempo de vida útil desses alimentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *